Anos 70 em pleno êxodo rural,
1. A comunidade Cristã já existia aqui um povo de luta e de fé, Já habitava no Benguí. Apesar das muitas dificuldades o povo não arredava o pé daqui.
2. As condições do Bairro eram muito precárias grande era a luta por água potável por transporte e por energia eram os desafios de cada dia. lutávamos por saneamento básico, por melhores condições de moradia.
3. Grandes lideranças, o seu Vavá, Ir. Frassineth, Manoel e Rita Novais Socorro, Zélia, Romana, Simone Sinhá, Nazareno e outros mais, Gente que acreditou em Deus, gente que sempre lutou pela paz.
4. A luta e a Espiritualidade caminhavam juntas e constantes, todo dia Celebrávamos nas residências com as famílias, fortaleciam-nos na Eucaristia
5. De tudo isso o impressionante, era a perseverança e a união, tudo era discutido em assembleia e decidido através de votação. Colocar em prática, fazer acontecer, era o papel da coordenação.
6. A fé e a devoção à N. Senhora, encorajava a sonhar com uma igreja, um templo, uma casa de oração. Ao que todos se puseram em ação, coleta ajuda a limpeza do terreno, muito empenho, trabalho em mutirão.
7. A Irmã Amparo foi intercessora, ao Frei Prudêncio ela fez o apelo, ele atendeu o seu pedido construiu a igreja e realizou o nosso desejo.
8. Já havíamos escolhido a Padroeira, queríamos “Maria da Libertação”, mas é prudente pensar antes de agir, ao amigo, injustiça não se faz. Para não contrariar frei Prudêncio, nós aceitamos ser “Rainha da Paz.”
9. Já tínhamos um grande privilégio, ter o Padre Cid como futuro pároco um padre jovem e inteligente, aqui plantou boas sementes. Depois da igreja construída, Também concluímos que não há Paz sem Justiça.
10. Momentos bons vivemos em nossa paróquia, alguns até a realização de um desejo, jamais poderemos esquecer a Ordenação do saudoso padre Rabelo. Entre espiritualidade e a luta, os votos da querida Irmã Marlúcia
11. Em 92 a nossa querida paróquia, passava por uma situação, o bispo precisou do Pe. Cid, lá na casa de Formação, por isso precisava de outro padre para fazer a substituição.
12.Já tínhamos mais um privilégio, outro padre já era vigário aqui, então passou a ser o nosso pároco, o então querido Pe. Moacir.
13. Ele criou a comunidade Nossa Senhora da Conceição, o Coral Coragem, e o Apostolado da Oração, a Novena do Perpétuo Socorro, a Comunidade do Sagrado Coração, e como bom paraense de fé, criou também a comunidade Nossa Senhora de Nazaré.
14. Em 95, outra grande novidade, chegava para nós Pe. João. Ele com todo seu carisma, conquistou de todos nós o coração, criou a Escola de Informática, e a Pastoral da Criança, reformou o Anexo, e a igreja, o Salão Ajax e a Casa do Meio,
15. Criou a Escola Bíblica na paróquia e a Caminhada pela Paz, a Formação de lideranças, o CEBI entre outras coisas mais. Para grandes momentos, as festas e a formação, ele construiu também Jambeirão.
16. Em 2011 para a nossa alegria, chegava o sábio padre Romeu organizou a liturgia, a catequese, os coroinhas e criou também a guarda da Rainha, com Pe. Agnaldo, seu colaborador, construíram a gruta de N. Senhora dos pobres e conseguiram uma nova imagem para o andor.
17. Em 2017 um novo pároco, Pe. Jorge junto com o seu vigário, só 4 meses pra ficar na saudade, foi transferido o Pe. Evandro , mas veio o Pe. Luiz Fernando.
18. Organizaram as comunidades, criaram novas pastorais, os guardas mirins e o ECC, Que aumenta cada vez mais.
19. Reformou o presbistério nova Imagem do Crucifico, novo Altar e novo Ambão, construiu a Capela do Santíssimo , nova Pia Batismal e no Novo Presbistério
ele colocou o corrimão.
20. Não foi nenhuma divisão, ao contrário, foi multiplicação, algumas comunidades foram para a paróquia do Eucarístico Coração, outras para a áreas Missionária S. Clemente, logo após a sua criação.
21. Capelas e Áreas missionárias, grupos, movimentos e pastorais, constituem a paróquia Nossa Sra. Rainha da Paz, toda gratidão ao Pe. Adrick Pois o ano 2020 foi demais a sua bela reflexão na tradicional Carreata pela Paz!
22. Não foi adeus, foi um até breve, precisávamos nos despedir do nosso querido Pe. Jorge, foi chamado a exercer nova missão, o nosso profundo agradecimento
Para nós, foi grande a emoção
23. Em 2021 ganhamos novo pároco Pe. Adrick que já estava entre nós, começou criando novos setores pra melhorar a Evangelização propondo o Anuncio, o Kerígma, “O Amor de Deus a toda população”.
24.Com muitos padres e seminaristas nossa paróquia sempre pode contar, dentre eles lembramos com profundo saudosismo o Pe. Francisco Rebour, Pe. Joãozinho, Pe. Rabelo, Pe. Agnaldo, Pe. Bruno, também Pe. B.A
25. Ao final do ano 2023, em nossa amada Paróquia, tivemos uma grande novidade, após o longo período de estudo, foi ordenado o primeiro “Diácono” nosso querido irmão Diác. Antônio Alves.
26. “Hoje lembrando a história de nossa igreja amada, não podemos esquecer aquelas que muito nos ajudaram, estamos nos referindo as irmãs da congregação de Jesus crucificado, Irmã Roseli e irmã Amparo, Irmã Frassineth e Lindalva no CEBI, Irmã Patricia e irmã Rosa, entre outras que moraram no Bengui.”
27. Com a proposta do Sinodo da Igreja em saída, em ação, pedimos a Mãe Santíssima a sua bondosa intercessão, e que o Senhor Jesus nos dê sempre “Muita Força e coragem na Missão”.
0